terça-feira, abril 04, 2006

FAÇA VOCÊ MESMO (parte 1)
O veneno desse escorpião é doce
Um amigo meu acha que o orkut acabou c/ os blogs. Será que ele já ouviu falar da Bruna Surfistinha? Blogs são um fenômeno da internet, tanto quanto o orkut, só que, ao contrário deste, blogs são extremamente democráticos, à medida em que permitem que até mesmo analfabetos em linguagem html possam ter sua página na rede. Feito eu, por exemplo.
Eu sou um ex-zineiro, e a 1ª coisa que me atraiu na idéia de ter um blog foi a possibilidade de voltar a “zinar” sem ter que me preocupar em gastar grana c/ impressão e distribuição, por exemplo.
Mas, apesar das massas virtuais terem migrado p/ o orkut, e a despeito do “fenômeno blog” (a Playboy já falou melhor sobre isso, na edição da Fernanda Paes Leme), ainda tem gente que não se adequa muito ao modo “mastigadinho” como as coisas são feitas hoje, e prefere produzir à moda antiga. Como a americana Mimi, por exemplo.

Mimi é uma zineira, autora de quadrinhos nas horas vagas, que veiculou no site Fecal Face um “faça-vc-mesmo” em 10 lições, ensinando a fazer um zine de bolso c/ uma simples folha de papel A4 (ofício). É tipo assim:
MATERIAL:
-1 folha de papel
-lápis e caneta(s)
-estilete
-xerox
PROCESSO:
1) Pegue o papel e dobre-o ao meio
2) Dobre-o novamente, dividindo-o em 4 partes

3) Divida essas quatro partes em 8 p/ obter o formato básico
4) Faça a sua arte (seja original!)
5) Faça cópias (xerox)
6) Dobre-as do mesmo jeito que zine original
7) Corte o centro horizontal da página c/ o estilete – apenas os quadros centrais

8) O zine praticamente assumirá o formato final por si próprio, após o corte; vc só precisa dobra-lo de modo que a capa que vc criou fique exposta 9) Use canetas coloridas ou marcadores p/ dar um diferencial à sua capa10)Divirta-se distribuindo o zine p/ seus amigos – se eles gostarem, vc pode começar a pensar em fazer uma grana c/ isso
ENQUANTO ISSO...
A Direita avança no mundo: Nos EUA, a nova lei de imigração do governo Bush quer limitar a permanência de trabalhadores estrangeiros a, no máximo, seis anos. Na França, protestos de estudantes contra a nova lei que libera de encargos as empresas que despedirem trabalhadores abaixo dos 25 anos. A famosa Universidade de Sorbonne foi fechada pela polícia, e ontem foi deflagrada uma greve geral. No Brasil, 11 dos 19 deputados indiciados na CPI dos Bingos (a do Mensalão) foram inocentados por seus colegas parlamentares. O país subiu da 15ª p/ a 11ª colocação no ranking dos países na economia mundial – mas já fomos os oitavos... Tudo isso em março. O 1º astronauta brasileiro deu pista. No dia do lançamento da nave Soyuz, a melhor frase sobre o assunto estava estampada na camisa de um senhor: “Quem você quer mandar pro espaço?” Ilustrando a pergunta, uma foto do presidente Lula. E vc? Quem mandaria pro espaço?

3 comentários:

Vida Fuleira disse...

Fazer grana com zine... essa foi boa mesmo... me mostre um que tenha feito isso... hehehehe

Mas o blog está bom.

Viva La Brasa disse...

Gosto quando entendem minhas piadas... Valeu, Bruno, por uma vida mais fuleira.

Hemeterio disse...

Sou vidrado em astronomia e astronáutica e tal, mas não posso deixar de criar um abuso com esse papo da Globo se apropriar de tudo.
E de transformarem tudo numa patuscada patriótica a soldo de sabe-se lá quem.

E quem eu mandaria pro espaço? Eu mesmo, talvez em Marte precisem de desenhistas de pouca gravidade.