domingo, fevereiro 18, 2007

CHICO
(DA LAMA AO CAOS)

"Um passo à frente & você não está mais no mesmo lugar."
10 anos sem Chico Science. Eu estava em Recife quando o acidente aconteceu e até hoje não gosto de lembrar do episódio. Tinha encontrado c/ o cara nas duas noites anteriores: na sexta numa boate do centro, a Irmã Bertrice, e no sábado numa festa em Olinda na qual ele foi o DJ. Era mó gente boa, agia como um cara comum mesmo sendo a ponta-de-lança do Manguebeat, movimento que pôs Recife no mapa da melhor música feita nos anos 90 e resgatou a autoestima de uma molecada até então acostumada a viver numa cidade considerada “a 4ª pior do mundo em qualidade de vida” (segundo pesquisa da ONU).Passei aquele carnaval em Olinda e foi o melhor da minha vida. Recife me traz boas lembranças, e até hoje gosto de ouvir os 2 discos que o Chico gravou c/ a Nação Zumbi: Da Lama ao Caos” e “Afrociberdelia.
A Nação continua na ativa, tem 5 CDs & 1 DVD pós-Chico e é considerada uma das melhores bandas do mundo. Eu poderia seguir escrevendo um monte de coisas sobre Chico, o cientista maluco do mangue, mas vou fazer de mesmo jeito que na homenagem a James Brown – passo um monte de links bala e vocês fazem sua própria viagem ao mundo dos caranguejos c/ cérebro.

BIOGRAFIA
http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/chico-science.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Science

MANGUEBEAT
http://salu.cesar.org.br/mabuse/servlet/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeSecao?codigoDaSecao=683&dataDoJornal=atual

MP3
http://www.mp3.com/chico-science/artists/145955/summary.html
www.iuma.com/IUMA/Bands/Mamelucos_Orbitais/

LETRAS
http://chico-science.letras.terra.com.br/

PODCAST
http://www.manguebeat.com.br/podcast/

HOMENAGENS
http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL3750-7085-782,00.html
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/02/02/290248620.asp
http://salu.cesar.org.br/~meirablog/wordpress/?p=327
http://www.bravonline.com.br/noticias.php?id=2476

NOTÍCIAS
http://www.bonde.com.br/bondenews/bondenewsd.php?id=68&dt=20070203
Nação Zumbi anos 2000: a vida no mangue sempre se renova

4 comentários:

Anônimo disse...

Alguma coisa aconteceu no roque brasileiro depois que Chico Science morreu e o Sepultura se separou. De lá pra cá foi só ladeira abaixo, tipo "Dream is over". O sonho de ouvir musica de qualidade no radio é cada dia mais utópico, infelismente.
Adelvan.

NEGAUM disse...

NAÇAUM ZULU... NAÇAUM ZUMBI!

alysson disse...

quando sua morte foi noticiada na tv, eu estava jantando com minha mãe e impressionado com o estarrecimento dela ao ver as imagens do acidente. até então não sabia que ela conhecia a nação zumbi, muito menos o artista chico science, quisera eu ter nascido alguns pouco anos antes só pra poder entender realmente e assim compartilhar o que estava se passando com ela.

dia desses baixei o cd afrociberdelia e toda vez que escuto as músicas, tento imaginar como seria a nação zumbi e a cena musical brasileira.

Anônimo disse...

AÍ ADOLFO MORREU TB?