terça-feira, março 20, 2007

ARACAJU FAMILY
No último fim-de-semana Aracaju comemorou 152 anos, c/ shows de Zeca Pagodinho & Jorge Benjor na praça do Mercado Central. Eu amo esta cidade. Pequena, agradável, entre o rio e o mar, uma das melhores qualidades de vida do Brasil e sem a maioria dos problemas das cidades grandes. Parabéns, baby. Continue assim.
No meio das comemorações o destaque fica p/ a
capa que o skatista Adelmo Juninho emplacou na revista SKT de março, c/ um ollie shift sobre um pé de planta, no deserto de L.A., Califórnia. Adelmo faz parte da "Aracaju Family", a tríade de skatistas profissionais sergipanos que tomou de assalto o cenário competitivo internacional nos anos 90/2000.
Tudo começou c/ Lúcio Flávio, o "Mosquito". Campeão nordestino e vice brasileiro, Mosquito foi o primeiro local a se destacar no cenário nacional, primeiro a competir no circuito mundial, e primeiro a se mudar pro exterior. Em seguida vieram Juninho (ex-"E.T.") e Fabrízio "Cara-de-Sapo", ou "The Breeze" como chamam os gringos, o nome mais famoso dos três mundo afora, campeão da etapa da Suíça em 2000 e astro do novo filme da Oakley, "Our Life".Entrevistei Mosquito em 1996 pro meu zine "Cabrunco", junto c/ Rafael Jr., batera da Snooze. Na época o skate praticamente não existia como profissão aqui no Nordeste, situação que não mudou muito - tanto que os caras foram morar na gringa:
Cabrunco - Dá pra viver de skate no Brasil?
Mosquito - Dá e não dá ao mesmo tempo, dependendo da pessoa. Por exemplo, se você é profissional de ponta e sempre se dá bem em campeonatos que têm premiação em dinheiro, isso acarreta em demonstrações e um aumento de salário por parte do patrocínio. Agora, se não for, fica difícil.
Nessas, os caras mudaram pra Califórnia no início da década e não voltaram mais - a não ser pra visitar a família, ou coisa do tipo. "Aqui no Brasil, skatista bom tem que se dar bem em campeonato. Nos Estados Unidos não, tem muita gente andando. Só que é difícil se dar bem nos campeonatos. Aí já tem essa visão, de que você pode estar andando bem sem estar correndo campeonato", dizia Mosquito em 96. A prova tá aí: Adelmo Juninho nunca foi muito de competir, sempre fez um estilo rasgador, de rua, e hoje está estrelando vídeos estrangeiros e capas de revista.No caso da SKT, ele e Cara-de-Sapo foram enfocados na matéria "A Positividade do Skate", sobre a influência da cultura rasta no esporte: "A filosofia Rastafari prega que cada um deve seguir seu caminho de forma natural, livre. Ao fazer uma analogia com o skate, do ponto de vista da liberdade, percebe-se que o estilo de vida de um skatista se assemelha ao da cultura jamaicana - viva a vida à sua maneira, respeitando o próximo", escreve Charles Franco, autor da matéria. A reportagem é bem legal, fala de Marcus Garvey, Haile Selassie, Nyabinghi ("morte aos opressores brancos e negros"), alimentação natural, uso da erva etc., e traz seqüências iradas de Juninho num nollie shovit passando um corrimão numa escada de 10 degraus em Los Angeles, e de Cara-de-Sapo mandando um hardflip blindside fakie sobre um vão em Santa Ana, Califórnia.
Andei de skate quando era moleque e só parei porque me contaminei c/ o vírus do surf. Sabe como é, o asfalto é mais duro que o mar.


@dolfo s@´

7 comentários:

sktr-79 disse...

skate na veia!!! mandou bemm!! aju family na cabeça!!!!

alysson disse...

de volta à ativa

Anônimo disse...

SKATE NA VEIA, BAGUIO NA CABEÇA!!! KAKAKAKA!!..................

Pablo Carranza disse...

Fala velho! Voce não me conhece...Vi sua historia na Tarja Preta 5. Fiquei muito feliz porque tb sou de Sergipe. Moro em Aracaju e tb faço quadrinhos. Quem sabe a gte possa trocar uma idéia. dê uma passada lá no meu blog: http://pablocarranza.blogspot.com

Flwss cara!

Renata disse...

Nossa!! achei teu blog e gostei muito dele...li tudo pra ver que era vc mesmo! :) parabens tá otimo!

adolfo sá disse...

Renata!.. Me manda 1 e-mail: homembrasa@hotmail.com
Bjos @

mosquito disse...

parabens pela materia...mandou muito bem na historia do skate sergipano e lembrou fatos que nem eu lembrava...kkk.
parabens e skate na veia e surf tbm...kkkkK!!!
Amo surfar tbm!!!