quinta-feira, janeiro 31, 2008

THAT YELLOW BASTARD *
2XX8 já é, e a cor do verão é amarela. Verdadeira febre. Nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal tá pegando geral. Como se não bastasse todas as palhaçadas e idiossincrasias deste país (verde e AMARELO), mais essa agora: supostamente erradicada desde 1942 (o último caso em zona urbana fora registrado no Acre), a febre amarela voltou com tudo nesta estação, e até a conclusão deste texto, o mosquito Aedes aegypti já fez 13 vítimas fatais. Mais conhecido como “mosquito da dengue”, o Aedes mostra que é versátil, e ganhou um upgrade p/ a coleção “verão 2008”.
No Brasil, até 60 anos atrás, a doença era adquirida quando uma pessoa não vacinada entrava em área de transmissão silvestre (florestas, regiões de cerrado), e era transmitida através da picada do mosquito portador do flavivirus.
A epidemia atual, no entanto, foi causada por contato com macacos infectados em áreas rurais e urbanas. Só pra se ter uma idéia, o Aedes aegypti marca presença em 3600 cidades brasileiras. Tudo isso gerou pânico na população e corrida aos postos de saúde em busca da vacina, o que fez c/ que estoques locais se esgotassem e até mesmo uma pessoa morresse por falta de informação – não se pode tomar a vacina 2X num intervalo de 10 anos.
O Governo Federal sabia da possibilidade de surto da doença e, mais uma vez, amarelou. Saca aquela declaração do Lula comparando o desmatamento no Brasil no último ano a uma "
coceira" que a gente sente e quando vai ver não é nada? Nesse naipe... Segundo o próprio site do Ministério da Saúde, entre janeiro e dezembro de 2007, 46 localidades de diferentes partes do país notificaram que macacos haviam morrido em circunstâncias suspeitas. Nada foi feito. De dezembro pra cá, já foram notificadas mortes de macacos em 249 localidades de 141 municípios. Como sempre, a palavra oficial é de que não há motivo p/ pânico, já que “apenas” os estados de Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais são considerados áreas de risco. P/ a próxima estação, a tendência é a volta da doença de Chagas. Um must.

* "O Assassino Amarelo", original de SIN CITY, de Frank Miller (Dark Horse Comics)