terça-feira, julho 07, 2009

DEUS EX MACHINA *
- Minha percepção do tempo a incomoda?
- Pra que a pergunta? Você já SABE a resposta. É tão ABSURDO. Quando te larguei... e a New Express fez as denúncias, você ficou SURPRESO. Por que... se já SABIA o que ia acontecer?
- TUDO é predeterminado. Até minhas REAÇÕES.
- E você só segue a PARTITURA, executando as notas? É ISSO que você é? O ser mais poderoso do universo e não passa de uma marionete seguindo um SCRIPT?
- Nós todos somos marionetes, Laurie. A diferença é que eu enxergo minhas CORDAS.
Laurie Júpiter, a 2ª Espectral, tenta convencer seu ex-namorado, DR.MANHATTAN, a retornar de seu auto-exílio p/ salvar a Terra de uma iminente hecatombe mundial. É um trecho decisivo de Watchmen, capítulo IX, As Trevas do Mero Ser. O herói criado por Alan Moore é uma entidade de energia pura surgido a partir do que foi o físico John Osterman, vítima de seu próprio experimento nuclear nos anos 40.
Nesta altura da saga, o ‘azulão’ se refugia em Marte após ser acusado pela mídia de espalhar radiação e desenvolver câncer nas pessoas c/ quem convivia, como sua ex-mulher e seu melhor amigo. Um ser sobre-humano carregado de culpa por meros mortais. Uma metáfora, como o próprio nome do personagem, alusão ao Projeto Manhattan – que criou a bomba atômica –, e a referência à teoria multidimensional das Super Cordas, implícita no diálogo.
RELOJOEIRO
A liberação do poder do átomo mudou tudo exceto nosso modo de pensar... A solução p/ esse problema reside no coração da humanidade. Se eu tivesse idéia, teria me tornado um relojoeiro.Albert Einstein, sobre a tragédia de Hiroshima e Nagazaki.
...
Eu chamei minha namorada num canto e disse, ‘toda vez que eu apareço num evento depois de tentar pular fora, eu venço.” KELLY SLATER, após vencer o Hang Loose Santa Catarina Pro na última sexta-feira, na Praia da Vila, em Imbituba [SC].
Será que ele já sabia? Em Watchmen, o Dr.Manhattan se teletransporta utilizando os ‘buracos de minhoca’, “portais que abrem p/ uma outra dimensão de espaço”, seguindo definição do físico Kip Thorne, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, autor da expressão. Kelly Slater levou 3 dias p/ chegar ao Brasil entre conexões, aeroportos, cidades e países; teve sua bagagem extraviada e perdeu sua 1ª bateria no Brasil. Mas, como eu mesmo preconizei no último post, “os poderes de Slater nunca devem ser subestimados.

Surfei c/ pranchas emprestadas, outras que eu shapeei, epoxies, tudo, e definitvamente acho que encontrei minha fórmula hoje”, disse o Freak no pódio, exultante c/ o resultado que o catapulta da 25ª p/ a 9ª posição no ranking:Eu nunca tive um início de ano tão ruim, mas mesmo vencendo aqui não quer dizer muito, pois o Bruce Irons, ano passado por exemplo, ganhou na Indonésia e não chegou a brigar pelo título. Só que uma vitória já é um começo e vamos ver agora em Jeffreys Bay se consigo outro bom resultado.

37 anos, atual campeão do mundo, recordista em títulos mundiais, KS atingiu sua 42ª vitória em provas do WCT. Venceu Bernardo Pigmeu na repescagem, os australianos Benn Dunn e Tom Whitaker na seqüência, o 4º do ranking Taj Burrow nas quartas, e seu conterrâneo da Flórida CJ Hobgood, ex-campeão mundial e 3º este ano. “Estava tranqüilo dentro d´água, mas é bem difícil competir c/ 10.000 pessoas gritando e assoviando o nome de seu adversário”, disse referindo-se à final contra Adriano de Souza.
MOMENTUMMineirinho é o atual nº 2 do mundo. Aos 22 anos, o local do Guarujá é o 1º brasileiro a chegar a tal posição no WCT, ainda que provisória. “Pensei que estava surfando contra o Pelé”, compara Slater, tentando imitar o barulho da geral: "MINEIRIO, MINEIRIO!..". De Souza, como é chamado pelos gringos, soube aproveitar o bom momento que vem passando e capitalizar a torcida a seu favor. Perdeu de prima, recuperou-se na repescagem, e foi subindo de produção ao longo do evento: derrotou o sulafricano Greg Emslie na 3ª fase, o francês Jeremy Flores nas oitavas, o campeão do Hang Loose 2008 e atual vice mundial, Bede Durbidge, nas quartas, e entrou de vez na disputa do título deste ano ao bater o líder do ranking Joel Parkinson c/ o maior placar geral da semi, 14,97 pontos.
Adriano liderou metade da bateria final c/ certa folga – tinha um 8 e um 6,67 – até Slater surgir das cinzas p/ destruir uma esquerda c/ pauladas, rasgadas, um longo floater e uma batida reverse na junção: 8,67. Em seguida, o Kareca feladap*** trucida mais uma esquerdinha c/ slashbacks, floaters e batidas p/ arrumar a nota mais alta do confronto, 9,27, e deixar nosso garoto correndo atrás do prejuízo, depois de ter o jogo praticamente ganho. “Eu sinto que atingi meu pico na final”, disse o Mineiro: “Não acho que poderia surfar melhor que isso. Achei que tinha ele no bolso, mas o cara é 9X campeão do mundo, e você tem que ser perfeito p/ vencê-lo.
Mesmo assim, p/ Adriano ‘Mineirinho’ a etapa brasileira representou lucro p/ além dos US$ 24.000 pelo 2º lugar no campeonato e os 1032 pontos a mais no ranking do WCT 2009: “Quando eu era moleque eu vinha p/ este evento e sonhava em competir aqui. Estar aqui hoje, em frente a todos os meus amigos e família, competindo contra meu herói na final, é um sentimento louco! Eu me senti forte e confiante e acho que deixei o Brasil orgulhoso c/ minha performance.
Perguntado se considera Mineirinho um dos candidatos ao título mundial, Kelly foi categórico: “Se EU não puder pará-lo, sim!. Se Slater absorveu as melhores qualidades dos maiores fenômenos dos anos 80 – a competitividade de Curren, o go-for-it de Carroll, a radicalidade de Pottz e os aéreos de Archbold – , Adriano é a síntese dos melhores surfistas que o Brasil já produziu: tem a precocidade do Peterson Rosa, a garra do Neco, o bom-mocismo do Teco, a constância do Victor Ribas, aprendeu a entubar c/ o Danilo Costa, e tem uma estrela tão brilhante quanto a do Fábio Gouveia. Mineirinho é, até hoje, o mais jovem campeão pro-jr. de todos os tempos – tinha 16 anos quando venceu o mundial na Austrália.
TERRÍVEL SIMETRIA- Não HÁ futuro. Não HÁ passado. Percebe? O tempo é SIMULTÂNEO, uma JÓIA intrincada que os humanos insistem em enxergar um lado por VEZ, embora a estrutura toda seja visível em todas as FACETAS.” De novo, Dr.Manhattan p/ sua ex Laurie Júpiter, no diálogo em Marte.
Um dos elementos que compõe a narrativa fractal de Watchmen é o Doomsday Clock, ou ‘Relógio do Fim do Mundo’. Criado em 1947 pela equipe de cientistas que participaram do ultra-secreto projeto da 1ª bomba atômica, fica na Universidade de Chicago e mede simbolicamente o risco de uma guerra nuclear. Quanto mais próximo da 0h00, maior o grau de iminência p/ um conflito c/ proporções inimagináveis. Na sua inauguração, o relógio marcava 11h53. Durante a Crise dos Mísseis, em 1962, chegou a 11h58. C/ o fim da Guerra Fria, os ponteiros recuaram p/ 11h45, mas a hora voltou a se adiantar após os atentados de 11 de setembro de 2001: 11h53.
Nós alertamos c/ firmeza alguns países ocidentais p/ que não interfiram nos assuntos internos do Irã. A nação iraniana vai reagir!", alertou nesta segunda-feira o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã. “A eleição foi um grande ato. Os inimigos querem criar conflitos entre os iranianos. O que a eleição tem a ver com os inimigos?”, perguntou, referindo-se a EUA e Inglaterra em especial. Mais de 2.000 pessoas foram presas e algumas dezenas mortas nos protestos contra o resultado das eleições de maio, e a repressão do regime fundamentalista só recrudesceu conforme as manifestações foram ganhando voz. Impediram a circulação de jornalistas, e diante das incessantes imagens enviadas por computador pelo mundo, proibiram também o uso de celulares nas ruas. A mídia, que durante 2 semanas acompanhou o embate, trocou os rebeldes iranianos pela morte de Michael Jackson no noticiário.
Há um clima de tensão no ar. Domingo, 140 pessoas morreram e 800 terminaram feridas num raivoso protesto na província de Xijiang, na China. Tudo começou por causa da morte de 2 migrantes da etnia muçulmana uigur por um homem da etnia hah [maioria naquele país] em uma briga dentro de uma fábrica na província de Guangdong. A polícia reagiu c/ a violência que lhe é de praxe, fazendo lembrar dos protestos de 20 anos atrás na Praça da Paz Celestial, em Pequim. O governo chinês acusa a líder uigur Rebiya Kadeer, exilada nos EUA, de incitar a população: “Uma investigação inicial mostrou que a violência foi idealizada pelo Congresso Mundial Uigur, de inclinação separatista.

Em Honduras, há mais de 1 semana o bicho está pegando
: um golpe militar tirou do poder o presidente Manoel Zelaya, acusado de corrupção. O ato foi condenado pela
ONU, e o suspeito Zelaya passou a ser tratado c/ honrarias de estadista. Lideranças tão assimétricas ideologicamente como Barack Obama e Hugo Chávez uniram-se em coro pela volta do presidente eleito ao comando do país, mas o avião que levava Zelaya foi impedido de pousar em solo hondurenho e retornou a El Salvador. O aeroporto internacional de Tegucigalpa foi fechado. Houve 2 mortes durante o episódio, e os conflitos tomam conta das ruas nas principais cidades.

Ontem, a Coréia do Norte lançou mais 7 mísseis sobre o mar do Japão. O que deseja o ditador Kim Jong-Il? Segundo reportagem da revista Superinteressante de julho, baseada na teoria do Nobel de Economia John Nash: “[...] a estratégia de Kim é análoga a um ‘chicken game’ (jogo do covarde): é aquele desafio em que dois carros vêm em direções opostas e aceleram em direção um ao outro. O covarde é o que desvia primeiro. [...] E á assim que a Coréia do Norte atua no jogo atômico. Ao desafiar os EUA, ela mostra que o suicídio é uma opção. Que está pouco se lixando para a morte. É a trava no volante de Kim Jon-Il.” Que horas devem ser agora no Doomsday Clock?
O SUPER-HOMEM E AS SUPERPOTÊNCIAS“À meia-noite, os agentes e super-humanos saem p/ prender todos que sabem mais do que eles.BOB DYLAN está presente tanto nos quadrinhos de Alan Moore quanto no filme de Zack Snider. Ontem, EUA e Rússia assinaram um novo acordo de desativação de ogivas nucleares de ambas as partes. O nome que se dá a esse processo é ‘distensão’, o contrário do vem acontecendo no Irã, na Coréia e em Honduras, por exemplo.
Eu jamais disse ‘O Superman existe e ele é americano’. O que eu disse foi ‘Deus existe e ele é americano’.” Se essa frase não fosse de Watchmen e se referisse ao Dr.Manhattan, caberia em algum artigo baba-ovo da imprensa especializada p/ definir Kelly Slater, considerado "o maior surfista de todos os tempos". Durante o último post do VxLxBx, construí analogias entre os surfistas do WCT e os personagens de Moore. Caras como Slater e Mineirinho são heróis p/ muita gente. E heróis, como mostra Watchmen, são humanos, demasiado humanos:
DR.MANHATTAN - Formado de pura energia quântica, tem o poder de manipular átomos e é praticamente indestrutível. No universo paralelo de Watchmen, decidiu sozinho a Guerra do Vietnã e ajudou o presidente Nixon a manter-se no poder por mais de uma década. Namorou a 2ª Espectral. Vive no autoexílio em Marte. / KELLY SLATER - Eneacampeão mundial, surfa bem qualquer tipo de onda e mostrou no Brasil seu incrível poder de reação, quando virou a seu favor uma final quase perdida. Namorou a Pamela Anderson, a Gisele Bündchen e a Bar Refali, entre outras. Posicionou-se contra a Guerra do Iraque e apoiou a candidatura de Obama. Nasceu na Flórida, mora na Califórnia e tem casa na Austrália. Está de olho no 10º título mundial, mas nega. Alguém duvida?RORSCHACH - O underdog dos Watchmen. Feio e malcheiroso, é o eixo da história, o personagem que reúne os mascarados novamente, a partir da investigação solitária sobre o assassinato do Comediante. Um cara das ruas. Nunca desiste, nunca se rende, e não faz concessões. Inspirado em um teste psicológico, é o mais moralista herói já criado. Uma contradição ambulante. / NECO PADARATZ - O underdog dos brasileiros. Vindo de uma carreira de altos e baixos, já foi a principal aposta do Brasil p/ um título mundial, mas após problemas físicos e psicológicos, tenta pela 3ª vez uma volta, aos 32. Passou um tempo na Califórnia tratando da coluna e, sem patrocínio, teve que se virar vendendo flores. Competindo como convidado, por pouco não derrotou o líder do mundial na 3ª fase, quando perdeu por meio ponto. Seu futuro é uma incógnita.NIGHT OWL - O “Coruja” é um detetive inspirado no Batman e no Besouro Azul. Parceiro de Rorschach, sai de cena c/ a perseguição do governo aos heróis mascarados, mas volta por insistência do amigo. No tempo em que passou parado, cultivou uma protuberante barriga, que não o impede de ganhar o coração da mocinha Laurie Jupiter, a Espectral. / KEKOA BACALSO - Havaiano da nova geração que está arrepiando em seu ano de estréia no WCT. C/ suas rasgadas de FS, chegou às quartas-de-final em Bells Beach, às oitavas em Santa Catarina e já aparece entre os Top 16. Apesar de ser jovem [22 anos] e surfar muito, ostenta uma pança de responsa. Mas isso não o impedirá de continuar vencendo baterias.COMEDIAN - O “Comediante”, apesar do nome, era o mais cruel e sanguinário personagem da saga. Matou uma mulher grávida no Vietnã só porque seria ele o pai da criança – isso p/ não citar John Kennedy... Também estuprou Sally Jupiter, a 1ª Espectral. E olha que era um herói! Forte e brutal, andava maquinado, tinha uma bizarra cicatriz na face e fumava charutos cubanos. Sua morte dá início à trama. / DUSTIN BARCA - Outro havaiano da nova safra que entrou no WCT este ano. Semelhante à dupla Coruja & Comediante, o Kekoa é o ‘legal’ e ele é o ‘cara mau’. Gangueiro, é o único surfista do tour c/ um dente de ouro na boca. Ficou em 5º lugar no Brasil, derrotando favoritos como Bobby Martinez [6º do ranking] e Jordy Smith [8º]. Azarão total. Subiu p/ 19º na classificação e está rindo à toa.SILK SPECTRE 1 - Sally Jupiter, a Espectral original, integrante dos Minutemen nos anos 40, sofreu nas mãos do Comediante mas teve uma filha c/ ele. No cinema, foi interpretada por CARLA GUGINO, atriz voluptuosa que deu ares de ‘pin up’ à personagem. Carla já tinha trabalhado em outra versão classuda de HQ p/ o cinema: ela é a Lucille de Sin City. Momento marcante: não tem jeito, é a cena do estupro, seguida do quebra-pau entre o Comediante [estuprador] e o Justiça Encapuzada [namorado].SILK SPECTRE 2 - Laurie Jupiter, filha da 1ª Espectral, é boa de briga e quebra tudo dentro daquele uniforme de látex – principalmente na pele da sueca MALIN AKERMAN, uma gata loira que ficou morena p/ o filme [na verdade, uma peruca]. Momento marcante: tem 2; 1) Malin, digo, Laurie na cama c/ o Dr.Manhattan, quando ela diz "é como lamber uma pilha!" e 2) Espectral e Coruja salvam pessoas de um incêndio e, excitados, transam na nave Archie ao som de “Hallellujah” de Leonard Cohen.OZYMANDIAS - Auto-declarado “homem mais esperto do mundo”, é extremamente atlético e rápido, capaz de parar uma bala c/ a mão. Quando as máscaras são proibidas, cria uma linha de bonecos a partir dos super-heróis e ergue um império bilionário. Peça-chave na trama. Se nos quadrinhos sua homossexualidade fica subentendida, no filme o Ozy sai do armário: logo na abertura ele aparece, nos anos 70, entrando no Studio 51 [antigo 'reduto' de NY] c/ o Village People ao fundo. / ANDY IRONS - Tricampeão mundial de 2002 a 2004, maior rival de Kelly Slater, desistiu de competir este ano após performances cada vez mais fracas nas 2 últimas temporadas. Outrora apelidado de “cyborg” por nunca cair da prancha, nem nos movimentos mais impossíveis, acabou vítima de seus próprios excessos. Apesar dos ganhos anuais na casa dos 7 dígito$ só c/ os patrocínios da Billabong e Red Bull, está que é só o pó. Não é gay feito o Ozymandias, mas pela foto que ilustra este perfil, dá p/ ver que o Andy não está mais ‘dando no couro’, nem dentro nem fora d’água. Quem ficaria falando ao celular e jogando cartas c/ um mulherão desse no quarto?


*
Deus saindo da máquina”, apenas uma das citações em latim de Watchmen; há inúmeras referências na obra [a Bíblia, Nietzsche, Freud, Jung, Einstein, Bob Dylan, Iggy Pop, David Bowie, etc.], e uma delas, a pergunta do filósofo grego Juvenal, serviu de mote p/ a série: “Who Watches the Watchmen?

Um comentário:

fabio" binho "nunes disse...

caraca Brasa!!!!!! viva o poder da mente e da criatividade, que texto, que visao , que malabares de palavras bem encaixadas, quantas noites sem dormir só pensando nesse texto man???? mas valeu....nernovo e bem pontuado pacasssssss,, parabens man....