sexta-feira, dezembro 04, 2009

ALANA ÜBER ALLES
"...SEJA NA TERRA, SEJA NO MAR..."
Viva La Brasa é jornalismo gonzo sem fins lucrativos. Eu disse “gonzo”, e não “gozo”.
Nos quase 5 anos de atividade deste blog venho compartilhando c/ vocês, amigos & leitores, os altos e baixos de mi vida loka, do acidente de moto em 2005 à morte de meu irmão em 2007, incluindo os principais trabalhos, as melhores baladas, os inevitáveis micos. Na medida do impossível trago crônicas, notícias, resenhas, incitações, entrevistas inéditas e exclusivas.
No início, sem nem um computador. Até hoje, sem internet em casa. Moro numa praia tão distante que a banda larga ainda não alcançou. Por causa desses contratempos, muitas vezes deixo escapar assuntos que me interessam, como a libertação em 2008 de Ingrid Betancourt do seqüestro pelas FARC, que já durava 1 década, ou a fantástica vitória de Gabriel Medina no King of Groms em agosto na França, c/ uma perfeita média de 20 pontos – dois 10 em duas ondas – abusando dos aéreos. O mesmo moleque de 15 anos que já havia vencido uma etapa 6 estrelas do WQS este ano. Fenômeno.
Mas a vitória de Alana Blanchard na 1ª etapa da Triple Crown feminina, eu não podia deixar passar batido. No dia 19/11, uma quinta-feira, a loirinha do Kauai venceu a loirinha da Austrália, Steph Gilmore, tricampeã mundial 2007/08/09, no Vans Hawaiian Pro Women’s, tradicional evento na praia de Haleiwa, numa final coadjuvada pela peruana Sofia Mulanovich [campeã mundial 2004] e a aussie Rebeca Woods. “No início do ano, eu nem pensava em me reclassificar pelo ‘CT, achava que seria pelo ‘QS”, disse a gata no pódio, $2.500 dólares mais rica.
BEAUTY & SKILLS
Alana faz parte das profissionais c/ menos de 20 anos que estão renovando o surf feminino. Compõem o grupo: Sally Fitzgibbons, da Austrália, Paige Hareb, da Nova Zelândia, Coco Ho, do Havaí [filha do lendário Michael Ho], e a linda Bruna Schmitz, paranaense que terminou sua 1ª temporada no WWT em 11º lugar. Já cantei as habilidades da cearense Silvana Lima, vicecampeã mundial 2008/09 [SANGUINHO NOVO], a beleza da paulista Cláudia Gonçalves, namorada do Mineirinho [FUNCIONÁRIO DO MÊS], e ambas as coisas na carioca Maya Gabeira. Mas a garota que melhor reúne beleza e hi-performance no surf atual é Alana Blanchard.
Estreante do ano no Women’s World Tour da ASP, ela é a profissional mais requisitada p/ ensaios fotográficos fora d’água. Já posou p/ a Rolling Stone e Vanity Fair, e foi eleita “The Hottest Surfer on Earth” pela Transworld Surf: “As creepy as it may sound, she has captived thoughts and imagination of surf fans around the globe”. Eu traduzo o resto: “As mulheres que surfam respeitam seu ataque progressivo e belo estilo. Os homens que surfam aplaudem o centro de gravidade que Alana possui – mas enquanto admiramos suas evoluções nas ondas, nós caras não podemos evitar de nos maravilhar com sua pura gostosura.” Soa ainda melhor na nossa língua.
A coisinha mais bonita que o surf mundial viu em muito tempo”, definiu a Surf Portugal. Mas engana-se quem pensa se tratar de mais uma loira-burra, ou mulher-objeto. Aos 19 anos, Alanaé uma fera em Pipeline e acaba de vencer a sua 1ª prova na elite. Como bem comparou o ex-editor da Surfer Chris Mauro, ela está indo “de Kournikova a Sharapova”, numa referência às duas belíssimas tenistas russas c/ carreiras bem distintas no ATP tour. Semelhante a Maria Sharapova – 22 anos e ex-nº1 do ranking – , Alana Blanchard terminou 2009 na 14ª colocação no circuito mundial. A diferença entre as duas é que a surfista havaiana está apenas começando, numa trajetória ascendente.
Leiam a entrevista concedida pela über surfer do Kauai a Shanti Sosienski, do Fuel.TV; edição e tradução por minha conta [foi um prazer]. Eu gosto de surfar c/ biquínis, e eles nem são tão pequenos assim!”, disse a beldade à Rolling Stone em maio. Tá aí uma atleta que sabe como cativar a audiência...
Fuel.TV - Quem são suas maiores rivais no WWT?
Alana Blanchard - Todas as garotas no tour são grandes rivais, porque todas são muito boas. Provavelmente Stephanie Gilmore, Coco Ho e Silvana Lima.
Ftv - E as melhores amigas?
AB - Minhas melhores amigas estão na escola, não no tour.
Ftv - Você era competitiva quando criança?
AB - Não exatamente. Meu pai tentou me tornar mais competitiva, mas não fazia parte da minha personalidade. Estou ficando mais competitiva c/ a idade.
Ftv - O que você acha do Wolfpak? Você faz parte?
AB - Eu acho que o Wolfpak é mais de Oahu, apesar dos caras serem daqui. A gente nem vê eles por aí. Eu cresci c/ essa galera e convivi c/ eles a vida toda, então é difícil de falar. As pessoas dizem que o Kauai é assustador de surfar, mas não sinto isso porque sou daqui. Eu nunca tive problema surfando.
Ftv - Sua família surfa?
AB - Sim, meu pai e meu irmão mais velho surfam, e meu irmão mais novo Dorian está começando. Ele tem jeito p/ a coisa. Minha mãe surfava, mas parou.
Ftv - Como você se sente tendo escolhido o surf como carreira profissional?
AB - Acho que eu não escolhi. O surf me escolheu. Eu tenho feito isso desde os 4 anos. Simplesmente aconteceu e agora é o meu trabalho. É o melhor emprego do mundo, porque você viaja pros lugares mais lindos.
Ftv - A melhor viagem?
AB - Pra Indonésia c/ um monte de garotas da Rip Curl. Foi divertido. Mentawaii por 10 dias. Foi uma viagem de fotos p/ a marca e algumas saíram nas revistas.
Ftv - O que você acha das marcas de surf usarem modelos como Bar Raefeli em seus anúncios?
AB - Eu acho legal desde que possam pagar, porque ela é linda. Eu gosto de moda, olho as revistas e modelos, e tenho idéias p/ a minha linha de roupas na Rip Curl.
Ftv - Quantas pranchas você tem?
AB - De 10 a 15, mais ou menos. Eu sempre troco.
Ftv - Já quebrou uma prancha?
AB - Já quebrei duas. Uma foi na Indo. Eu estava tentando entubar, caí e rodei c/ o lip. Outra vez eu quebrei a prancha tentando varar a arrebentação. Geralmente é minha culpa.
Ftv - A onda mais assustadora?
AB - Eu diria Sunset. Porque é grande e tem muita água se movendo. Eu tenho medo de ser pega no inside. A onda cresce muito rápido lá.

Ftv - Que surfistas mais te inspiram?
AB - Sena Seamur, ela era da Volcom e viajava c/ Melanie Bartels. Elas mandavam aéreos e surfavam igual aos homens, então é nelas que me inspiro.

Ftv - Você surfa melhor que Johnny Utah?
AB - Eu não sei quem é Johnny Utah.
Ftv - Quem é seu surfista favorito em Hollywood?
AB - Cameron Diaz, porque ela realmente vem pro Kauai e surfa. Ouvi dizer que ela é bonita mesmo.
Ftv - Com quem você preferiria sair: um piloto ou um surfista pro?
AB - Provavelmente um surfista pro, porque nós poderíamos viajar juntos. Eu tenho um namorado, mas ele tá na universidade. Ele surfa.
Ftv - Você pratica outros esportes?
AB - Eu gosto de futebol e tênis, coisas desse tipo. E cavalgar. Mas não tenho feito muito isso.
Ftv - Se não vivesse no Hawaii, onde gostaria de morar?
AB - Acho que Califórnia. Eu passei umas semanas lá e gostei. Foi divertido. Eu acho que viveria lá de boa.
BLUE CRUSH [ou POR QUE VOU DORMIR NO SOFÁ HOJE À NOITE]
Ftv - What's your favourite blog?
AB - Viva La Brasa! It just turns me on!

3 comentários:

Espedito disse...

mais um flamenguista???!!..

Riot disse...

flamenguista e machista, hem... >:)

Viva La Brasa disse...

Não gosto de futebol.
Mas como cantou Jorge Ben no disco Tábua de Esmeraldas:
"Eu vou torcer pela paz, pela alegria, pelo amor/ pelas moças bonitas eu vou torcer, eu vou..."