sábado, junho 12, 2010

ROCK’N’ROLL É...
São Valentim foi um bispo da Europa medieval que se rebelou contra o imperador Cláudio II, que proibiu o casamento durante as guerras sob a crença de que “guerreiros solteiros são melhores combatentes”. O bispo Valentim celebrava casamentos secretos, e ele mesmo se casou. Foi preso e condenado à morte. Enquanto aguardava o cumprimento da sua sentença, reza a lenda ter feito o milagre de curar a cegueira da filha do carcereiro.
Inspiração p/ o romantismo a partir de então, o santo é celebrado todo dia 14 de fevereiro – o “Valentine’s Day”. Esta data representaria o 1º dia de acasalamento dos pássaros no hemisfério norte. Coincide também c/ a véspera das Lupercais, festas da Roma antiga em honra a Juno [deusa da mulher e do matrimônio] e a Pan [deus doidão da natureza].
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, o casamenteiro. A idéia foi de Antonio José Braz em meados do séc.XX. O publicitário paulista abrasileirou o conceito de troca de presente entre os casais, que logo caiu nas graças do comércio nacional. E ai do namorado que não comprar nada p/ sua amada!
PODE FICAR BARULHENTOHoje, eu & Gil vamos comemorar nossos 5 anos de namoro [e quase 2 de casamento] a todo volume na Sessão Notívagos, que começa às 23h c/ o filme IT MIGHT GET LOUD, um verdadeiro ‘menáge à trois’ de guitarristas: Jack White, do White Stripes e Raconteurs; The Edge, do U2; e Jimmy Page, do lendário Led Zeppelin.
A Todo Volume começa c/ Jack montando uma guitarra a partir de pregos, um toco de madeira e uma garrafa de vidro. Pelo que li a respeito, as entrevistas c/ os ‘guitar heroes’ são intercaladas por cenas de shows, até o final catártico c/ a jam dos 3 num estúdio, em 23 de janeiro de 2008.
Nos anos 90, conheci uma garota que hospedou Jimmy Page na primeira vez que o autor dos riffs de Heartbreaker, Whole Lotta Love, Dazed and Confused e Kashmir visitou o Nordeste. Page é casado c/ uma brasileira e comprou uma casa no sul da Bahia, mas antes disso dormiu c/ a esposa num colchonete na sala da Flávia. “Ele não falava muito, mas bebia pra caramba”, revelou minha amiga.
A direção de IMGL é do Davis Guggenheim, autor de Uma Verdade Inconveniente, documentário que deu o Nobel da Paz a Al Gore, e a fotografia é de Guillermo Navarro, conhecido pelos trabalhos c/ o diretor Guillermo Del Toro. A sessão promete. Depois tem show c/ Retrofoguetes [BA] e Pata de Elefante [RS], duas bandas instrumentais da pesada. O ingresso ainda dá direito a 3 cervejas. A noite promete.
AMAR É...
Sair pra beber com ela.” Na verdade esta é a versão lésbica de um dos quadrinhos mais conhecidos no mundo. As tirinhas da neozelandesa Kim Casali sempre começavam c/ o mote “Amar é...”, e terminavam c/ respostas como “aquele primeiro beijo”, “um sonho que se torna realidade” ou “colocar seu coração no relacionamento”.
Nos anos 70 e 80, a série LOVE IS... foi um enorme sucesso graças ao casalzinho pelado que ilustra as situações sugeridas pela frase-título. As tiras foram traduzidas p/ 17 línguas. Na internet é possível encontrar todo o tipo de homenagens ao cartum, incluindo uma sátira pornô hardcore, e outra do meu amigo Adão intitulada Rock’n’Roll É...
No séc.XXI celebramos o Dia de São Valentim c/ jantar, flores, perfume, chocolate, música, cinema, motel. Na idade média, os sacerdotes da Igreja festejavam dando um rolê pelos feudos e batendo em todas as mulheres que encontravam, chicoteando-as c/ correias de couro de cabra p/ assegurar a fertilidade. Isso sim é que era rock’n’roll...
CARTUM: ADÃO ITURRUSGARAI [CLIQUE PARA AMPLIAR]

3 comentários:

fabio" binho "nunes disse...

Caraca!!!! foi fundo nessa, muito boa perola!!!

vc se supera até no dia do acasalamento né man

parabens

"som e amor a todo vapor!!!!!""

"Amor sem o rock n roll é show de Horror"

frases by Dacrow no livro Black boock que n˜åo saiu: salmo 23456789

Viva La Brasa disse...

hahahah!..

* Cαмiℓα * disse...

Rock n' roll é... muito bom! kkk adorei a tirinha e o post, mesmo que o dia dos namorados não faça mais muito sentido.. kkkkk