terça-feira, agosto 03, 2010

O MÁSCARA 
Em qualquer praia onde quebrem umas merrecas vagabundas, existe algum surfista pagando marra de local. Nenhum desses mascarados, porém, veste a carapuça como Angel Salinas. Surfando c/ máscaras de couro coloridas ao estilo luta-livre, ‘El Surfo’ é o mais folclórico personagem de Puerto Escondido.

É algo bolado para atrair atenção por conta própria”, diz o super-herói mexicano. “A razão verdadeira por trás do uso da máscara é atrair o reconhecimento de Puerto Escondido no mundo, e ganhar respeito p/ o surf.

Parece difícil que um cara fantasiado possa ser respeitado, mas antes de surfar mascarado Salinas já era o principal nome do longboard no México. Nos anos 90, competiu em vários mundiais da categoria e criou o Invitational Longboard Tube Riding Contest, onde o que vale pontos é o tubo, contrariando a idéia de que pranchão só serve p/ onda gorda.

Em 97 tornou-se EL SURFO, atraindo atenção da mídia mundial – artigos e fotos em revistas como The Surfer’s Journal e Longboard Magazine dos EUA, Pacific Longboarder da Austrália, Surf Trip Journal do Japão, e Global Surf da Espanha, entre muitas outras. Em 2001, protagonizou um episódio da série Lonely Planet, do Discovery Channel.

Em 2004 descobre o stand-up paddle, ou SUP, resgate de uma antiga tradição havaiana. Utilizando remo p/ se deslocar de pé sobre a água parada em uma prancha larga de grande flutuação, o surfista também pode descer ondas como se fosse um gondoleiro veneziano [caso houvesse surf em Veneza]. Habilidoso, rapidamente se destacou nessa modalidade tão em moda hoje em dia mas ainda rara em ondas tubulares.

Marqueteiro nato, em 07 de dezembro de 2008 atravessou os 7 km que separam Punta Colorada da praia de Zicatela remando em alto-mar c/ sua paddle board, passando por Bacocho, Carrizalillo, Playa Coral, Puerto Angelito e El Faro. A travessia durou 55 minutos, 15 a menos do que o previsto, e no fim Salinas ainda surfou um par de ondas.

Desde então, já remou de Acapulco a Guerrero, de Sayulita a Nayarit, e de Mazatlán a Sinaloa, sempre promovendo o SUP e o surf no México. Corpulento e pançudo, Angel parece mesmo um atleta de ‘la lucha libre’ quando põe a máscara de homem-polvo, mas seu estilo bonachão e sua atitude agregadora mostram que o verdadeiro localismo não é expulsar forasteiros – é trazer benefícios p/ sua praia.

O fotógrafo Anselmo ‘Cachorrão’ Venansi, do site Waves, esteve na Central Surf em Puerto Escondido, loja do lendário El Surfo, onde realizou a entrevista a seguir:
WAVES - Como surgiu a idéia de surfar mascarado?
EL SURFO - A idéia partiu de minha mãe. Um dia estávamos assistindo luta-livre profissional e como somos fanáticos por esse esporte, ela me deu a idéia de usar máscara para surfar. E isso tem sido um sucesso através dos anos. Fico orgulhoso de mostrar ao mundo as raízes dos gladiadores mexicanos, já que a máscara representa a incógnita da identidade de um personagem.

W - Como Puerto Escondido era quando você começou a surfar?
ES - Os primeiros habitantes se dedicavam à pesca em sua maioria. No início dos anos 70 Puerto Escondido começou a ser conhecido como um porto onde se comercializava café. Era um lugar muito pequeno e as principais ruas eram de terra. Mas entre os anos 70 e 80, começou a ser conhecido como um lugar totalmente ideal para a prática do surf. Os primeiros surfistas que chegaram à praia de Zicatela vinham de San Diego. E os que visitavam regressavam por causa das ondas grandes e de muita força. E foi assim que apareceu a primeira foto na Surfer Magazine, 1978 ou 79. Fomos visitados por Rory Russell, do Hawaii, além de uma grande quantidade de americanos do estado da Califórnia. E com o passar do tempo, Puerto Escondido tem sido visitado por uma grande quantidade de estrangeiros que querem surfar esta praia internacional.

W - Por que surfar de stand-up em vez de longboard?
ES - Em 2004 fui convidado para o evento Oxbow Soul & Style, quando competiram 15 dos melhores surfistas do mundo. Aquele evento teve ondas incríveis e foi vencido pelo brasileiro Phil Rajzman. O diretor da marca, Terry Fouchet da França, queria retribuir algo para Puerto Escondido e me perguntou o que a empresa poderia fazer. Sugeri um intercâmbio. Dois dias depois, o melhor atleta da marca, Laird Hamilton do Hawaii, se apresenta em Zicatela com o paddleboard dele, pegando ondas grandes e muitos tubos. Ali decidi que aquela seria minha próxima forma de surfar. Isso me alegra porque fui o primeiro mexicano a praticar esta modalidade, que exige muita habilidade.

W - Há muitos praticantes em Zicatela?
ES - Fico feliz porque atualmente o grupo de salva-vidas de Puerto Escondido está praticando o stand-up. Hoje somos em torno de 5 pessoas praticando, isto quer dizer que o paddle board está muito bem aceito em Puerto, sobretudo porque a onda de Zicatela é muito forte e perigosa.

W - Você acredita ser possível surfar Zicatela de stand-up com mais de 5 metros?
ES - Para mim o normal seria surfar de 2,5 a 3 metros pelo tamanho e força da onda. Mas estou tentando surfar de stand-up em ondas de 3 a 5 metros. Aviso logo que isso é muito perigoso e ameaça a própria vida. Mas querer é poder e acredito que vou conseguir.

W - Você está em busca de algum recorde no stand-up?
ES - Como comentei na pergunta anterior, surfar ondas de 3 a 5 metros não é nada fácil porque todos os surfistas têm respeito e temem Zicatela quando as ondas estão muito grandes. Eu somente quero atingir esta marca nesta praia porque é uma das mais famosas do mundo. O que eu quero é abrir uma brecha para que mais surfistas desta modalidade também consigam e compartilhem estas ondas de classe internacional. Porque o surf em Puerto Escondido é pura adrenalina. Espero atingir essa meta. Vou mantê-los informados. Obrigado pela entrevista e recebam uma grande saudação de Puerto Escondido, Oaxaca, México, de seu amigo Angel Salinas.

EL SURFO
O ALTER-EGO ANGEL SALINAS EM SUA LOJA CENTRAL SURF
'EL SURFO' EM SEU ESCONDERIJO: OS TUBOS DE ZICATELA
FALA SÉRIO: VOCÊ RABEARIA UMA ONDA DESSE CARA?
ESTILEIRA 1: THOR TINHA O MARTELO, EL SURFO TEM O REMO
ESTILEIRA 2: CUT BACK SWITCH STANCE NA PADDLEBOARD
ARRIBA & ABAJO: TRAVESSIA DE SUP EM ALTO-MAR, DEZ.2008

2 comentários:

Andye Iore disse...

escrevi sobre esse post do el surfo no meu blog:
http://www.zombilly.blogspot.com/

abs

fabio" binho "nunes disse...

EL SUFERO MASCARADO!!!!!!!!!

MUITO MEXICAN CULTURE!!!!!!

ESSE CARA É MUITO GENTE BOA.

UMA CRIANÇA FORA D'AGUA E UM MONSTRO DENTRO DELA...HEHEHEHEH


ABRAXXXX MAN