segunda-feira, novembro 29, 2010

CACHORRÃO, MAMUTES & OUTROS BICHOS  


Conheci a arte de Thiago Neumann em 2007, no estúdio Backstage. Uma amiga me levou p/ assistir o ensaio da Mamutes, banda de hard rock do guitarrista Rick Maia, do vocalista Karl di Lion e do lendário batera Marcos Odara [Plástico Lunar, Crove Horrorshow]. O lugar era um apartamento transformado em espaço de ensaio p/ bandas e usado em festas underground nas noites de sábado. As paredes eram forradas de recortes e desenhos, desde cartazes punk a reproduções de Milo Manara. No meio do caos, algumas ilustrações chamavam a atenção pela unidade, quantidade, qualidade e estilo.

Eram os desenhos do ‘Cachorrão’, um dos maiores colaboradores da cena rock de Aracaju. “Nem sei se ele é sergipano, mas vive aqui, mais precisamente no conjunto Ignácio Barbosa”, escreveu o apresentador do Programa de Rock, Adelvan Kenobi, em seu blog Escarro Napalm. “Cachorrão é O CARA – e o cara é do rock! Pode ser facilmente visto ‘alive and kicking’ nos shows alternativos, sempre agitando e muitas vezes invadindo o palco para fazer alguma intervenção chapada.

Seu traço tem influência de graffiti, sua técnica vai do nanquim à tablet, e sua imaginação fértil compõe desenhos c/ muito movimento e riqueza de detalhes.  São dele as capas dos EPs da Mamutes e da Rótulo, banda de HC, e do disco de estréia da Nantes, revelação do folk/pop local – Cachorrão não faz distinção de gêneros musicais. Também criou o logotipo do Snapic, site especializado em fotos de shows. “Daqui a umas três gerações a gente conseguirá agradecê-lo pelo trampo, haha”, diz a dupla de fotógrafos Arthur Soares e Vítor Balde.

Já expôs em Salvador durante a comemoração de 10 anos do Estopim Fest, e na maior livraria da cidade durante o lançamento de uma das edições da Zupi. Foi numa exposição assim que o conheci, em 2008. Acho que o nome do evento era ‘Quanto Rock’, não tenho certeza, só lembro que tocaram The Baggios e Mukeka Di Rato. Estávamos olhando umas gravuras à venda quando Thiago se aproximou e Adelvan me apresentou: “Este aqui é Adolfo, ele desenha também!” Diante do talento absurdo do cara, tive que desmentir meu amigo: “Não, cara, eu NÃO desenho.

Lógico que nem um nem outro lembra disso, mas a minha memória é de elefante. Falando em paquidermes, os Mamutes continuam na ativa c/ seu som tipo anos 70 – época dos dinossauros do rock né – e em setembro lançaram um single c/ 3 músicas, A Dama de Branco, Noturna e Te Deixando o Meu Bye-Bye. Quanto ao Thiago Neumann, a última que soube dele é que está se formando em design gráfico e namorando a filha do governador. Cachorrão não late, morde.

ESTILO CACHORRO
AUTO-RETRATO?
3D NA LINHA ZUPI
ARTE P/ A BANDA RÓTULO
ARTE P/ A KARNE KRUA
CAPA E ENCARTE DA NANTES
http://dogsdraw.deviantart.com/

Um comentário:

Danihella disse...

Ele também fez nosso logo da Barulho de Retardado e a estampa da nossa camiseta. O que falar desse ser anti-social? Ele é genial e tem uma coleção de discos de dar inveja.