sábado, março 26, 2011

BARCINSKI CANTA BETHÂNIA 
Se a discussão sobre o blog de 1,3 milhão de reais de Maria Bethânia serviu para alguma coisa, foi para incentivar a discussão sobre o uso das leis de incentivo”, escreveu o jornalista André Barcinski. “O problema é que as leis, da forma como são hoje, criam uma noção distorcida de ‘mercado’. Alguém me explica: faz sentido o Estado pagar por um filme ou uma peça e o lucro ir para os produtores? Ora, quando um projeto é aprovado, não prevê remuneração para todos os envolvidos? Por que as leis não exigem a devolução do dinheiro investido?

Barcinski apresenta o programa Garagem na Rádio UOL, dirige e produz o programa de TV O Estranho Mundo de Zé do Caixão no Canal Brasil, recebeu o prêmio Jabuti por seu livro Barulho em 1992 e do Júri no Festival de Sundance em 2001 pelo documentário COFFIN JOE - The Strange World of José Mojica Marins.Outra questão importante: no projeto do blog da Bethânia, o salário dela (600 mil reais) equivale a quase 45% do TOTAL do projeto (1,3 milhão). É ridículo”, diz. “Deveria haver um limite de percentual do projeto que pode ser usado como remuneração, para evitar delírios como esse.

Ele também é crítico da Folha de S.Paulo. Em seu blog no site do jornal, postou 3 artigos sobre o tema, c/ direito até a uma poesia – “Carcará/ vem cá/ vem cantar/ qual canário/ Carcará/ vem cá/ vem carcá/ o erário”. O primeiro e mais inspirado post é uma homenagem a Moacyr Scliar, falecido dia 27 de fevereiro: uma crônica ao estilo das que o escritor fazia na coluna Cotidiano. C/ vocês, Barcinski & o blog da Bethânia...

Local: uma casa de praia no sul da Bahia.

Bethânia está sentada na varanda, contemplando o mar azul e saboreando uma água de coco. Duas assistentes a abanam com folhas de bananeira.

Chega Zezé (nome fictício), seu assessor.

- Bethânia, você queria falar comigo?

- Queria sim, Zezé. Hoje eu tive um sonho...

- Um sonho? Que maravilha! E que sonho foi esse?

- Eu sonhei que estava declamando poesia na praça, e que o povo inteiro me aplaudia. Foi lindo. As crianças choravam, os velhinhos choravam, todo mundo chorava...

- Que coisa linda, Bethânia!

- Foi mesmo. E me deu uma idéia, Zezé: eu acho que o Brasil está precisando de poesia! Poesia de todo tipo: romântica, erótica, concreta, líquida, gasosa... Depois desse sonho, eu tive a certeza de que sou a escolhida para levar a poesia à nossa gente sofrida! Pensei: que bom seria se eu tivesse um meio de levar a poesia a todas as pessoas do mundo! Não seria lindo, Zezé?

- Que idéia fantástica, Bethânia! Você quer fazer um livro?

- Livro não, que dá muito trabalho. Pensei num negócio desses de internet, como é que chama... Blog! Isso! Dá pra colocar uma poesiazinha por dia, assim, bem devagarzinho...

- O que eu posso fazer pra ajudar a tornar esse sonho realidade, Bethânia?

- Liga lá na produtora e vê quanto eles acham que dá pra pedir no MinC...

Zezé sai; Bethânia contempla o mar azul. Dez minutos se passam. Zezé volta, eufórico:

- Bethânia, que tal um milhão e trezentos?

- Tá bom. Pensei também em colocar uns vídeos meus declamando poesias. A gente podia chamar o Glauber pra dirigir...

- Glauber? Mas ele não morreu?

- Será? Eu não tenho visto ele por aí, é bem capaz mesmo. Chama qualquer um então...

- Ai, Bethânia, as empresas vão se matar para patrocinar isso!

- Zezé, liga praquele pessoal dos cosméticos, que parece que eles estão botando dinheiro em qualquer coisa.

- É pra já, Bethânia!

Zezé sai. Bethânia sorve mais um gole de água de coco enquanto contempla o mar azul.
por André Barcinski [Maria Bethânia e o blog de 1,3 milhão de reais, postado em 16/03/2011]

4 comentários:

Anônimo disse...

kkk Me lembrou um personagem do Chico Anísio, que ficava sendo abanado por umas baianas. Não lembro o nome. Ficava falando "Ave".

Viva La Brasa disse...

sim, o Painho hahah... o Chico é fera, ele tb fazia o Baiano & os Novos Caetanos, tudo a ver c/ este episódio:
http://www.youtube.com/watch?v=29kX3lnX-Dg

FabioSnoozer disse...

Demais o embate com a west coast witch. Aliás, which one is this one witch? ;>

Viva La Brasa disse...

Bahia coast witch