sexta-feira, junho 03, 2011

SENTE A MARESIA
Neste fim-de-semana a praia do Havaizinho recebe a 5ª etapa do circuito regional  de surf, válida também p/ o ranking nacional. É o 3º ano consecutivo do Maresia Surf Pro Nordeste em Sergipe, campeonato que distribui R$ 30.000 de premiação, 2.000 pontos na Associação Nordestina de Surf p/ o vencedor e mais 1.000 no Brasil Tour. 

A 1ª edição do Maresia Surf Pro foi vencida pelo baiano Rudá Carvalho, em 2009. Revelação do evento, hoje Rudá está entre os Top 16 do Brasil. O potiguar Alan Jones foi o 3º, e c/ duas vitórias em outras etapas ficou c/ o título nordestino; estreou no circuito Abrasp em 2010 vencendo uma etapa no Sul e sendo vicecampeão brasileiro. César ‘Molusco’ Aguiar, de Pernambuco, venceu a 2ª edição do Maresia e se classificou p/ a 1ª divisão nacional. Se 2011 seguir a regra, a etapa da ANS em Aracaju deverá revelar mais um campeão da nova geração.

C/ vitória na 1ª etapa, o natalense John Max, 21 anos, chega como líder. “O evento é do meu patrocinador e as expectativas são as melhores possíveis”, diz o moleque aerialista que já soma 4.040 pontos. A equipe da Maresia comparecerá em peso, c/ o ex-top da ASP Cristiano Spirro, o campeão da Tríplice Coroa nordestina Bernardo Lopes e o fera Marco Fernandez, todos da Bahia. O vice-líder do ranking Edvan Silva, bicampeão do circuito em 2007/08, já treinou aqui hoje, junto c/ o amigo Itim Silva, que espera um filho da surfista nativa Coralina. Os dois Silva são do Ceará. Estarão presentes alagoanos, paraibanos, pernambucanos...

E os sergipanos, é claro. C/ atuações fracas nos anos anteriores – o máximo que alcançamos em casa foram as quartas-de-final – os surfistas locais vêm c/ gosto de gás após a finalização do estadual no último domingo c/ o Ondulação Open na Praia do Meio. Igual ao ano passado, aposto minhas fichas em Davi Teles, 22 anos, o novo campeão sergipano open. C/ duas vitórias em 3 etapas, Teles é o primeiro surfista de Pirambu a ficar c/ o título. “Davi deu show”, conta Léo Menezes, organizador do campeonato e realizador de vídeos. “Surfando bem de back e frontside e explorando bem as manobras aéreas, ele não tomou conhecimento dos adversários. 

Bruno Cainã, Izidório Filho e Bruno Marujinho completaram a final. Eles estão inscritos no Maresia, assim como Daniel Silva, Kayan Barbosa, Raphael Melo e Néliton Leite, o Cobrinha. Em seu retorno às competições, Cobrinha fez uma final e uma semi e fechou o ranking em 6º – mesmo sem competir na 1ª etapa. Na junior, até 18 anos, vitória de outro surfista de Pirambu: Dioclécio Santos mostrou a força do litoral norte e não deu chance aos baianos Erick Moraes e Osvaldo Jr., nem ao alagoano Armando Tenório. Na mirim, até 16, Rafael Santos derrotou mais um da Bahia, Ian Costa. 

Nas categorias master, feminino e longboard os campeões estaduais foram os mesmos dos últimos anos: Edson ‘Papagaio’ Jr., Robson ‘Siri’ Fraga e Carine Gois. Foi o 3º título consecutivo de Papagaio e o 5º de Siri e de Carine, respectivamente. O favoritismo prevaleceu na etapa, c/ exceção da master, que tem um novo e perigosíssimo participante: Romeu Cruz, ex-top da Abrasp. “Romeu é um excelente surfista, venceu com rasgadas e batidas fortes”, diz Léo. “No pranchão Robson Fraga consagrou-se campeão com 100% de aproveitamento, fazendo ótimas manobras de bico e explorando bem o surf radical. No feminino mais uma vez deu Carine, que venceu Chayenne Dantas na final. É importante a participação das meninas nas competições para a evolução delas dentro d’água.

O Maresia Pro também é muito importante p/ o surf local. Se ainda não temos um circuito profissional no estado, o intercâmbio c/ alguns dos melhores atletas do Nordeste impulsiona a evolução dos surfistas e eleva o nível de ambição. Por que se contentar c/ um bloco ou uma prancha de prêmio quando você pode levar p/ casa $8 mil reais? 

SELEÇÃO SERGIPANA DE SURF
 #5 KAYAN BARBOSA, FILHO DO SHAPER TADY
 #6 NÉLITON COBRINHA, DE VOLTA ÀS BATERIAS
 #1 CARINE GOIS, PENTACAMPEÃ FEMININA
 #3 DANIEL SILVA, CAMPEÃO SERGIPANO 2009
 #2 BRUNO MARUJINHO, CAMPEÃO OPEN 2010
 #1 DAVI TELES, O NOVO CAMPEÃO DE SURF 
 PIRAMBU É O OUTRO NOME DO PEIXE ZUMBI


fotos: Fabriciano Jr. - EmFocoSurf.com

Um comentário:

Provos Brasil disse...

Ótimo post!!!!

Surf sempre!

Muito bom o blog!

Provos Brasil