sábado, janeiro 07, 2012

OLHO NO ÓLEO
Surfrider Foundation é uma organização não-governamental que luta pela preservação das praias e oceanos. Criada por um grupo de surfistas de Malibu, na Califórnia dos anos 80, hoje tem expressão mundial c/ 70.000 membros – 20 mil deles em países como Alemanha, Portugal, Austrália, Japão e Brasil, entre outros. Segundo a Wikipedia, “uma organização confiável, efetiva e atuante a favor das causas ambientais.

Em 2010, quando uma plataforma da British Petroleum explodiu e espalhou 1 milhão de litros de óleo no Golfo do México, o braço francês da SF produziu em parceria c/ a agência publicitária Y&R Paris uma versão do seu calendário anual c/ modelos usando biquínis de petróleo: garotas em praias paradisíacas fazendo atividades diversas – inclusive surf – sujas de pixe. Bem melhor do que pelicano e albatroz.

Eis as fotos de 2011. Dado o alto grau de irresponsabilidade e vacilação das petrolíferas internacionais, aguardamos ansiosamente a folhinha de 2012. Pode ser em protesto contra a perfuração desastrosa de um poço na Bacia de Campos, Rio de Janeiro, pela empresa americana Chevron – o equivalente a 3 mil barris de petróleo vazou pelo mar brasileiro. Calendário neles, Surfrider!

Nenhum comentário: