quarta-feira, dezembro 16, 2015

SEM PORTA, SEM EDITAL, SEM BALADA

“Sou camelô, sou do mercado informal/ com minha guia sou profissional”… 
No início do mês montei minha banquinha no Clandestino, evento que se propõe a ocupar espaços públicos sem autorização de governo, prefeitura ou quem quer que seja. Anarquismo sem bagunça, faça você mesmo ou fique aí reclamando da recessão.
ARTE: THIAGO NEUMANN
A 13ª edição clandestina aconteceu num momento em que Aracaju vê suas festas de rua sendo reprimidas pelas forças policiais. Já rolou enquadro em Socorro, no Sarau Debaixo, Alterna`s Bar e na semana anterior o episódio mais violento no Som na Calçada.
Cheguei cedo pra montar a banca, vi um som rolando na Praça Fausto Cardoso e achei que os punks tinham se adiantado, mas era um culto evangélico. A coisa prometia.
Encontrei os amigos do outro lado, preparando o equipamento. A mesma turma organiza a parada desde o início - Daniela e Ivo da Renegades of Punk, Aquino Neto, Amarílio, João Mário etc. Desta vez teríamos companhia: 2 PMs começaram a rondar as imediações, logo eram 4, depois 6…
Antes que o clima esquentasse e a festa acabasse antes de começar, Sílvio Sub foi lá trocar uma ideia c/ os guardinhas. Herói de todos nós, Sílvio é o punk mais antigo, ativo e articulado da área. 
FOTO: EDU FREIRE
“Eu disse a eles que a gente já faz este evento há um tempo e que nosso som é menos potente que o dos crentes. Eles disseram que estão aqui pra nossa proteção, porque aqui no centro tem muito ladrão”, me falou o Sub sorrindo. Tudo nosso, tá liberado.
A Karne Krua abriu as festividades c/ o repertório do disco novo, Bem-Vindos ao Fim do Mundo, cujas primeiras cópias em vinil se esgotariam naquele dia. “Horrores Humanos”, “Grandes Corporações” e “Terrorismo Séc.XXI” juntaram-se às clássicas “Karne Krua” e “Contaminados” num esporro que desmentia tudo que Sílvio dissera aos ‘hômi’. Ainda teve cover de Câmbio Negro HC.
A noite já havia caído quando o duo death/grind paulista Test começou a zuadar. João Kombi e Barata ficaram conhecidos por tocar na rua do lado de fora em shows de bandas como Metallica e Iron Maiden. Até no Abril Pro Rock, escalados no line up, os caras fizeram questão de se apresentar no chão, no meio do público. Então, um evento como este tem tudo a ver com a proposta deles. Estão em tour c/ o novo álbum, Espécies. Barulheira lo-fi pra juventude DIY.
Fim de festa, saldo a favor pra todos os participantes. Vendi meus livros e gibis, as bandas venderam seus discos e camisetas, zineiros venderam zines, veganos venderam alfajor, camelôs venderam cerveja. Economia informal a todo vapor, no meio dessa grande crise chamada Brasil 2015.
A nota triste fica pro suicídio de Levi Marques, das bandas Skabong e Trimorfia. “Bizarro, ele tava lá alegre, normal”, disse Dani Rodrigues no dia seguinte. “Conversei sobre o dente dele, que estava quebrado.” Agora quem tá quebrada é a cena.
Mas nada pode parar o rock, em breve mais um Clandestino acontecerá onde você menos espera. E eu estarei lá. “Verba volare, scripta manent.”  

CLANDESTINO - todas as edições:
I - Praça Fausto Cardoso (coreto) / 29-01-2012
Robot Wars
Trimorfia
***
II - Orla de Atalaia (lago) / 09-02-2012
Mahatma Gangue (RN)
The Renegades of Punk
***
III - Cara de Sapo Skate Park / 08-11-2012
Leptospirose (SP)
The Renegades of Punk
***
IV - Praia de Aruana (banho doce) / 27-01-2013
Dança da Vingança (DF)
Soror (DF)
The Renegades of Punk
***
V - Orla do Bairro Industrial (debaixo da ponte) / 31-05-2013
Cätärro (RN)
Robot Wars
***
VI - Farolândia (debaixo do farol) / 07-11-2013 
Media Lunas (RS)
The Renegades of Punk
***
VII - Ponte do Imperador / 21-04-2014
O Cúmplice (SP)
Robot Wars
***
VIII - Beira-Rio (half pipe) / 01-08-2014
Karke Krua
Triste Fim de Rosilene
***
IX - 13 de Julho (aterro) / 28-09-2014
Necro (AL)
The Renegades of Punk
***
X - Praça Camerino / 11-01-2015
NTE (RN)
Karne Krua
The Renegades of Punk
***
XI - Orla de Atalaia (prédio abandonado) / 16-05-2015
The Renegades of Punk
Seu Montanha
Zeitgeist
***
XII - Praça General Valadão / 31-10-2015
Time and Distance (SC/SP)
The Renegades of Punk
Zeitgeist
***
XIII - Praça Fausto Cardoso / 06-12-2015
Test (SP)
Karne Krua
LEPTOSPIROSE. Foto: Snapic
RENEGADES OF PUNK. Foto: Marcelinho Hora
CÄTÄRRO. Foto: Snapic
NECRO. Foto: Thiago Souza Santos
LEVI MARQUES (In memoriam)